Parque Estadual do Cantão
Atividades Realizadas na Zona Rural
  • Nome da Atividade:
    Soltura de Quelônios
    Número de Participantes:
    Município: Caseara - TO
    Local:

    O encerramento do Projeto Quelônios do Cantão ocorreu com a soltura dos filhotes e contou com a presença de parceiros do projeto, alunos das escolas estaduais e alguns membros da comunidade.


  • Nome da Atividade:
    Escola Branca de Neve de Caseara-TO, Conhecendo o Cantão.
    Número de Participantes:
    27
    Município: Caseara - TO
    Local:

    Zona de Uso Especial do Parque Estadual do Cantão.


  • Nome da Atividade:
    Missões Capuchinhos no Parque Estadual do Cantão.
    Número de Participantes:
    30
    Município: Caseara - TO
    Local:

    Zona de Uso Especial do Parque Estadual do Cantão.


  • Nome da Atividade:
    Comemoração ao Dia da Árvore - Árvores do Cantão.
    Número de Participantes:
    42
    Município: Caseara - TO
    Local:

    Zona de Uso Especial do Parque Estadual do Cantão.


Atividades Realizadas na Zona Urbana
  • Nome da Atividade:
    Comemoração ao Dia Mundial da Água - Os Rios Araguaia, Coco e Javaés.
    Número de Participantes:
    300
    Município: Caseara - TO
    Local:

    Feira Coberta Gilberto Gonçalves de Sousa em Caseara-TO.


  • Nome da Atividade:
    Comemoração ao Dia do Índio - Os Primeiros Habitantes do Brasil.
    Número de Participantes:
    45
    Município: Caseara - TO
    Local:

    Escola Municipal de Educação Infantil Branca de Neve em Caseara-TO.


  • Nome da Atividade:
    Arrastão Ambiental - Lugar de Lixo é no Lixo!
    Número de Participantes:
    38
    Município: Caseara - TO
    Local:

    Nas principais ruas e avenidas da cidade de Caseara-TO.


Eventos da UC
  • Nome: Capacitação em Manejo de Fauna Silvestre.
    Descrição:

    A capacitação aconteceu nos dias 27 a 29 de outubro de 2015, na sede do Parque Estadual do Cantão e foi uma iniciativa da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Natureza do Tocantins-NATURATINS. O curso teve como objetivo geral, capacitar em manejo de fauna os servidores ligados diretamente com o meio natural. Dessa forma, assuntos como: Legislação Ambiental, identificação, alimentação, soltura foram os principais objetos de estudo nesses dias. Os participantes assistiram aulas teóricas no Auditório do Centro de Recepção de Visitantes e as praticaram em ambientes naturais na Zona de Uso Especial do Parque Estadual do Cantão.

    Data: 27/10/2015
    Horário: 08:00:00
  • Nome: Comemoração ao Dia do Índio - Os Primeiros Habitantes do Brasil.
    Descrição:

    O Parque Estadual do Cantão e a Escola Municipal de Educação Infantil Branca de Neve de Caseara-TO, comemoraram o dia dos primeiros habitantes do Brasil com a participação ativa e carismática de todos os envolvidos. A intenção dos Guardas-Parque em criar um clima especial para mostrar os valores dos povos indígenas às crianças foi satisfatória e os resultados esperados da educação ambiental foram postados para o futuro.

    Data: 20/04/2015
    Horário: 14:00:00
  • Nome: Escola Municipal de Educação Infantil Branca de Neve de Caseara-TO, Conhecendo o Cantão.
    Descrição:

    A Instituição de Educação Infantil Branca de Neve de Caseara-TO, foi convidada pela equipe de Educação Ambiental do Cantão para conhecer e acompanhar um pouco da importante tarefa de proteção à Natureza. Os Guardas-Parque, trabalharam dinâmicas especiais com o grupo, sabendo que as crianças são as principais ferramentas de uso na construção de um mundo melhor para se viver. Os Guardas-Parque, também zelaram pelo bem-estar de cada pequenino em todo o instante que estiveram Unidade.

    Data: 30/11/2015
    Horário: 08:30:00
  • Nome: Comemoração ao Dia da Árvore - Árvores do Cantão.
    Descrição:

    Em um trabalho conjunto, Interação com Entorno e Uso Público, ambos os programas de manejo, desenvolveram atividades de Educação e Interpretação Ambiental em Comemoração ao Dia da Árvore com os alunos da Escola Municipal Aristeu Camargo de Caseara-TO. Os Guardas-Parque iniciaram as atividades com uma palestra elencando os serviços ambientais prestados pela flora e fauna. Em seguida, um plantio de árvores nativas do Parque no Porto dos Torrãozeiros e como recompensa, as equipes encerraram o evento com um piquenique na cabana do Porto do Adeládio Vascocelos na Zona de Uso Especial do Parque.

    Data: 25/09/2015
    Horário: 15:00:00
  • Nome: Comemoração ao Dia Mundial da Água - Os Rios Araguaia, Coco e Javaés.
    Descrição:

    O Projeto de Educação Ambiental em Comemoração ao Dia Mundial da Água, aconteceu na Feira Coberta Gilberto Gonçalves de Sousa em Caseara-TO. O acontecimento, objetivou mostrar a importância da água para os seres vivos e apresentar à comunidade, a extraordinária preservação dos rios: Araguaia, Coco e Javaés. Celebrando assim, o Dia Mundial da Água com o entorno do Parque através das seguintes ações: Oficina de Malabares, Pintura Facial, Distribuição de Mudas Nativas e Brindes, Vídeos, Danças e Concurso de Redação com premiações.

    Data: 22/03/2015
    Horário: 08:00:00
  • Nome: Comemoração ao Dia Mundial da Água - Cuidar Para Não Faltar.
    Descrição:

    A água é uma necessidade de todos os seres vivos, por isso, não pode ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada, sua utilização deve der feita com consciência e discernimento. Esta foi a mensagem do Parque destinada aos alunos da Escola Estadual José Alves de Assis em Caseara – TO, durante a Comemoração ao Dia Mundial da Água.

    Data: 22/03/2016
    Horário: 09:30:00
  • Nome: Comemoração à Semana do Meio Ambiente - Viveiro Florestal do Parque Estadual do Cantão.
    Descrição:

    O Viveiro Florestal de Espécies Nativas do Cantão foi assunto abordado nas comemorações à Semana do Meio Ambiente com o Colégio Estadual José Alves de Assis de Caseara - TO. Os Guardas-Parque mostraram aos alunos as rotinas de funcionamento do viveiro, pontuaram o fato de as árvores serem as maiores climatizadoras da Terra e a sua participação fundamental na ciclagem do oxigênio, da água, da matéria e do carbono na natureza.

    Data: 17/06/2014
    Horário: 08:00:00
  • Nome: Cinema no Parque - Guarda-Parque, Peça Fundamental no Manejo dos Parques Ambientais.
    Descrição:

    O Cinema no Parque aconteceu com o público de professores e alunos da Escola Municipal Aristeu Camargo de Caseara-TO, onde foi exibido, Zé Colmeia - O Filme. A longa metragem foi um propósito para mostrar o importante papel das Áreas Protegidas e o Guarda-Parque como peça fundamental na proteção destas áreas. Após o filme, os Guarda-Parque conduziram o grupo pelas trilhas e demais ambientes do Parque e encerraram os momentos com um piquenique.

    Data: 27/10/2015
    Horário: 14:00:00
  • Nome: Visita às Instituições de Ensino e Prefeitura da Cidade de Caseara-TO.
    Descrição:

    Por efeito de mudanças em sua gestão, o Parque Estadual do Cantão esteve visitando as unidades escolares e a Prefeitura da Cidade de Caseara-TO, com o propósito de lhes apresentar seu atual gestor visando o bom relacionamento entre comunidade e Parque. Durante as conversações, foram firmadas parcerias na realização de ações que contribuem de forma efetiva com a preservação e conservação do meio ambiente.

    Data: 15/03/2016
    Horário: 15:00:00
  • Nome: Curso de Capacitação de Condução de Visitantes no Parque Estadual do Cantão.
    Descrição:

    O Curso de Capacitação de Condutores de Visitantes aconteceu nos dias 03 a 05 de julho de 2015, na Zona de Uso Especial do Parque Estadual do Cantão e foi ministrado por técnicos da sede do Instituto Natureza do Tocantins - NATURATINS. O objetivo do curso é contribuir para a formação de condutores locais na condução segura dos visitantes no Parque Estadual do Cantão, ou em sítios turísticos inseridos em seu entorno. Os conteúdos estruturais do curso obtiveram uma carga horária de 32 (Trinta e Duas) horas, distribuídas em aulas teóricas e práticas organizados em 05 módulos, com a finalidade de todos os participantes aprenderem sobre: Meio Ambiente e História, Cidadania, Condução em Ambientes Naturais, Responsabilidade Civil e Comportamento Seguro e Prevenção de Acidentes.

    Data: 03/07/2015
    Horário: 09:00:00
  • Nome: Comemoração ao Dia Mundial da Água - Monitoramento da Qualidade das Águas do Parque Estadual do Cantão.
    Descrição:

    O Monitoramento da Qualidade das Águas do Parque foi colocado em pauta na Comemoração ao Dia Mundial da Água, no Colégio Estadual Trajano de Almeida em Caseara – TO. Conceitos, metodologias e tecnologias para obter os resultados das análises, foram mostrados por meio de uma palestra. O objetivo, foi levar ao conhecimento dos alunos do Ensino Médio parâmetros físico-químicos relevantes para o manejo da Unidade de Conservação e para o meio ambiente, a fim de corrigir características indesejáveis para seu uso, de acordo com os critérios definidos pela legislação.

    Data: 22/03/2016
    Horário: 13:30:00
  • Nome: Curso de Capacitação para Habilitação em Fiscalização Ambiental.
    Descrição:

    O Instituto Natureza do Tocantins-NATURATINS, vem aplicando de forma estratégica cursos que auxiliam a todos os servidores do NATURATINS que trabalham diretamente na área da fiscalização. Esta foi a vez dos Guarda-Parques do Cantão (Caseara-TO) e Jalapão (Mateiro-TO) juntamente com os Fiscais Ambientais lotados nas Regionais sul e sudeste do estado. Estes, compartilharam de conhecimentos e técnicas passíveis à prestação de seus serviços. O curso foi ministrado pelo Consórcio FAPTO/Biocons na cidade de Gurupi-TO, no período de 13 a 24 do mês de outubro de 2016. As aulas teóricas foram assistidas no auditório do Oiti Hotel e praticadas em ambientes abertos no Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) e na Polícia Rodoviária Federal (PRF). Considerando todos os momentos de estudo, o curso alcançou uma carga horária de 100 (cem) horas.

    Data: 13/10/2016
    Horário: 08:00:00
  • Nome: Visita a Associação dos Torrãozeiros e Pescadores de Barreira dos Campos no Estado do Pará-PA.
    Descrição:

    O Programa Interação com o Entorno do Parque, esteve em reunião com a Associação dos Torrãozeiros e Pescadores de Barreira dos Campos no município de Santana do Araguaia no estado do Pará. O objetivo dessa reunião, foi o de orientar a todos os participantes sobre a prevenção e o combate ao fogo. Nesse momento, também foram entregues legislações pertinentes aos assuntos abordados. Os Guardas-Parque contaram com o apoio do Batalhão da Polícia Militar Ambiental-BPMA de Caseara-TO, nas atividades que foram definidas na programação.

    Data: 11/05/2016
    Horário: 14:00:00
  • Nome: Celebração aos Dezoito Anos do Parque Estadual do Cantão.
    Descrição:

    O Parque Estadual do Cantão celebrou nos dias 15 e 16 de julho de 2016, seus dezoito anos de criação e com muita expectativa. Tal ansiedade deve-se ao II Trail Run e a 1ª Corrida de Canoas Tradicionais do Cantão, resultando em premiações aos vencedores. Contudo, as festividades não perduraram só nas competições, foi elaborada uma programação destinada ao evento observando algumas singularidades do Cantão. Com base nestes princípios, se fez os seguintes momentos: o solene (fala das autoridades: presidente do Naturatins e o gerente do Parque), o devocional (culto de adoração a Deus e café da manhã), de cunho ambiental (passeios guiados pelos condutores, doações de mudas nativas, palestras, vídeos e observação com microscópio) e o encerramento (homenagens e entrega das premiações e troféus das provas esportivas, agradecimentos e lanche). A equipe Cantão/Naturatins comemorou o 18º aniversário do Parque com o apoio dos seguintes parceiros: Prefeitura de Caseara, Instituto Araguaia, CCtreking e Scyfra Trail Running aos quais são referidos sinceros agradecimentos.

    Data: 15/07/2016
    Horário: 07:00:00
  • Nome: Oficina de Teatro em Comemoração aos Dezessete Anos do Parque Estadual do Cantão.
    Descrição:

    O Programa de Interação com o Entorno, mobilizou alunos e professores das escolas de Caseara-TO em uma oficina de teatro ministrada pelo professor Marsal da Universidade Federal do Tocantins-UFT Campus de Palmas. A oficina, teve como objetivo, cumprir com as ações destinadas às comemorações dos dezessete anos do Parque Estadual do Cantão. Os ensaios, aconteceram na feira coberta de Caseara-TO, e assim, entre os dias 08 e 09 de julho de 2015, nascia a Lenda do Jatobá. Idealizada para um cenário ambiental, onde oficineiros se transformam em entes mágicos da natureza e com movimentos exaltam o Jatobá. Porém, a fábula vai muito mais além de fornecer entretenimento, a pretensão da obra é pregar a harmonia da natureza como um ambiente ecologicamente equilibrado, confrontando as ações lesivas do homem à natureza.

    Data: 08/07/2015
    Horário: 08:00:00
  • Nome: Oficina de Teatro em Comemoração à Semana do Meio Ambiente.
    Descrição:

    Nas Comemorações à Semana do Meio Ambiente, uma das várias ações do Parque Estadual do Cantão foi a realização de uma Oficina de Teatro ministrada pelo Professor Marsal da Universidade Federal do Tocantins-UFT Campus de Palmas. O Programa de Interação com o Entorno reuniu-se com escolas de Caseara-TO, no Auditório do Centro de Recepção de Visitantes, na Zona de Uso Especial do Parque e criaram a peça Floresta. Nos dias 10 e 11 de junho de 2015, após uma série de ensaios, as expressões corporais dos oficineiros, transformaram-se em movimentos que revelaram uma história de magia e encanto homenageando a biodiversidade do Cantão. A peça teatral e todas a apresentações destinadas ás festividades de comemorações à Semana do Meio Ambiente foram exibidas na Praça Central Vanda Ribeiro em Caseara-TO.

    Data: 12/06/2015
    Horário: 09:00:00
  • Nome: Reunião de Avaliação com a Equipe Gestora do Parque Estadual do Cantão.
    Descrição:

    A equipe gestora do Parque Estadual do Cantão, vem realizando de forma sistematizada, reuniões internas e registrando os assuntos em ata. Essa metodologia de gestão, confere não apenas as informações das atividades propostas, mas também, leva o servidor a refletir e debater sobre suas responsabilidades. Nesse dia 08 de dezembro de 2016, a reunião teve como objetivo, fazer um levantamento das atividades finais destinadas a cada Programa de Manejo e propor uma nova agenda para 2017, assegurando a periodicidade dos trabalhos no Parque na forma do Plano de Manejo.

    Data: 08/12/2016
    Horário: 04:00:00
  • Nome: Celebração aos Dezessete Anos do Parque Estadual do Cantão.
    Descrição:

    As comemorações dos 17 anos do Parque Estadual do Cantão aconteceram nos dias 11 e 12 de julho de 2015, na cidade de Caseara – TO. Todo o evento foi marcado por ações especiais dedicadas a prática de atividades conscientes e respeitosas ao meio ambiente. No primeiro dia, os acontecimentos foram concentrados na feira coberta (Gilberto Gonçalves de Souza), onde foi celebrado o Momento Devocional, instante que consagrou a abertura das festividades. O espaço que foi preparado de maneira agradável e criativa, também foi palco para a exibição de uma peça teatral. Ao final das apresentações, os participantes visitaram a feira de artesanatos e a feira de alimentação e ainda compartilharam dos ambientes, destinados, de modo especial a educação ambiental. No segundo dia, as comemorações terminaram na sede do Parque na zona rural, ambiente propício para o I Trail Run do Cantão, com provas que se manifestam por meio da corrida em trilhas. O dia, também foi destinado a doação de mudas nativas do Parque e a entrega dos certificados a todos os participantes do Curso de Capacitação para Condutores de Visitantes em Áreas Naturais. A equipe Cantão/Naturatins registraram os dias festivos com a satisfação dos convidados e a eles agradece pela presença e participação. Agradece também aos seguintes parceiros: Prefeitura de Caseara, Instituto Araguaia, CCtreking Scyfra Trail Running e Nordesta pela motivação em realizar um evento tão diversificado.

    Data: 11/07/2015
    Horário: 19:00:00
  • Nome: Comemoração ao Dia do Índio - Índios Brasileiros.
    Descrição:

    O Parque Estadual do Cantão vê as datas comemorativas, como uma oportunidade de interagir e trabalhar a educação ambiental com seu entorno. Dessa forma, o Parque esteve na Escola Municipal de Educação Infantil Branca de Neve, em Caseara-TO, para comemorarem o Dia do Índio. Nestes dias, os ambientes são preparados de maneiras especiais, e tendem fugir às rotinas da sala de aula sem fugir ao aprendizado. Pensando assim, os Guardas-Parque falaram às crianças sobre as casas, as alimentações e as vestes indígenas. Falaram também, sobre a vida das crianças nas aldeias e as tarefas de seus pais.

    Data: 16/04/2014
    Horário: 08:00:00
  • Nome: Arrastão Ambiental - Lugar de Lixo é no Lixo.
    Descrição:

    Na contramão da poluição ambiental, o Parque Estadual do Cantão com o apoio da Escola Estadual José Alves de Assis realizou um Arrastão Ambiental em protesto à disposição incorreta dos Resíduos Sólidos (lixo), na cidade de Caseara-TO. A manifestação ocorreu com a coleta dos resíduos nas principais ruas e avenidas da cidade, e tão logo, as atividades encerraram, todo o produto coletado no arrastão, foram depositados no aterro. No final, as equipes tiveram muito mais o que comemorar, pois o arrastão ambiental, ganhou adeptos, pessoas da comunidade que abraçaram a causa e disseram ter aprendido a lição e como lhes coube a educação ambiental.

    Data: 18/06/2014
    Horário: 08:00:00
Treinamentos Realizados

Nenhuma informação disponível!

Áreas Protegidas - Telefone: (63) 3218-2678