Área Estadual de Proteção Ambiental das Nascentes de Araguaína
 

A APA das Nascentes de Araguaína, foi criada em 09/12/1999, através da Lei n° 1.116. pelo Governo do Estado do Tocantins no município de Araguaína. Tem aproximadamente 16 mil hectares, ocupando uma área de remanescentes de floresta amazônica (1,53%), com um cerrado mais denso, típico da região de transição (98,47%).

 

 

 

 

Esta APA apresenta um elevado grau de antropização e nesse sentido o Naturatins está criando o Conselho Gestor da APA que irá contribuir na proposição de programas de recuperação de nascentes e matas de galeria profundamente alteradas, bem como outros programas de educação ambiental e projetos voltados para a produção sustentável.

 

 

 

 

A APA das Nascentes de Araguaína tem por finalidade proteger as nascentes, os cursos d'água, a flora e os recursos naturais com potencial turístico, de forma a garantir o seu aproveitamento equilibrado, sustentável e compatível com a conservação de ecossistemas locais.

 

 

 

 

 

Neste trabalho o Naturatins conta com a parceria importante da Universidade Federal do Tocantins, a Prefeitura de Araguaína e muitas outras instituições locais preocupadas em conservar principalmente os recursos hídricos que abastecem a cidade, além de proporcionar lazer à população local.

Site da UC
http://www.gesto.to.gov.br/
Endereço
Rua Dom Bosco, 672 - QD 54 LT08
Bairro/Setor: Alasca CEP: 77803-020
Araguaína - TO
Contatos Abrangência Estadual/Municipal
Município: Babaçulândia - TO
Município: Wanderlândia - TO
Município: Araguaína - TO
Atos Legais
Data Tipo Doc. Legal Finalidade Documento Área (ha)
09/12/1999 Lei de Criação Criação 15597.53
 

Áreas Protegidas - Telefone: (63) 3218-2678