Tem início a construção da nova sede da Área de Proteção Serra do Lajeado

Foto 1 Tem início a construção da nova sede da Área de Proteção Serra do Lajeado.jpg

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) em parceria com a Prefeitura de Lajeado inicia a construção da nova sede da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado que, além dos servidores e equipe brigadista do Instituto que atuam na Unidade, vai abrigar técnicos da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) e da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec). A sede da Unidade de Conservação (UC) também será um espaço para ações de educação ambiental e servirá como ponto de apoio de estagiários das universidades e agentes de fiscalização das instituições de todas as esferas.

Após a construção do viveiro e início do cultivo de mudas de espécies nativas, para distribuição e plantio no período chuvoso do final deste ano, nesta sexta-feira, 16, começa ser erguida a estrutura da nova sede administrativa da APA Serra do Lajeado, que tem previsão de inauguração no próximo mês de maio, em celebração ao aniversário da Unidade de Conservação e do município de Lajeado.

De acordo com a supervisora da Área de Proteção Ambiental Camilla Muniz, a parceria entre o Estado e o município visa fortalecer as ações da UC e reunir uma equipe interinstitucional, para facilitar o contato com proprietários de terras na área e ampliar as relações com esses produtores da APA Serra do Lajeado.

“Estamos oferecendo uma destinação aos serviços ambientais, para as madeiras que estão sendo utilizadas na construção da estrutura da APA, além do material e do apoio da mão-de-obra do Município. As madeiras foram doadas pelo Naturatins e são oriundas do pátio de apreensões do Instituto, onde são depositados os materiais recolhidos em operações de fiscalização e repressão ao crime contra o meio ambiente. Agora estarão de volta à serviço da natureza”, destaca Camilla Muniz.

“A previsão, é que a Unidade seja inaugurada no início do mês de maio, para abrigar uma equipe interinstitucional que vai aproximar os proprietários de terra, facilitar o intercâmbio de informações entre os órgãos e acompanhar o encaminhamento das propostas de diferentes segmentos ao Conselho Deliberativo da APA”, reitera a supervisora.

“Além de fortalecer e ampliar o contato com o produtor, a nova estrutura e o apoio técnico têm a expectativa de aumentar a produção de mudas para distribuir aos proprietários de terras que precisam de suporte na restauração da vegetação nativa. Com essa parceria, ainda vamos construir outras estruturas de apoio, como uma passarela que já está em fase de planejamento”, adianta Lenizia Costa, secretária de Meio Ambiente e Turismo de Lajeado.

No último dia 5, após a ampliação do viveiro da APA Serra do Lajeado, o cultivo das mudas de espécies nativas, começou receber o reforço da equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo do município, através da parceria previstas no Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Naturatins e a Prefeitura de Lajeado.