Jalapão lança vídeo em homenagem ao Dia Nacional do Cerrado

O vídeo traz a voz das comunidades do Jalapão, por meio da iniciativa de produção da equipe da APA do Jalapão em parceria com o Parque Estadual do Jalapão, Prefeitura Municipal de Mateiros e apoio do Governo do Tocantins através do Naturatins

Nesta sexta-feira, 11, o Canal Naturatins estreia o vídeo 'Homenagem do Jalapão ao Dia Nacional do Cerrado', que traz as riquezas e a importância desse bioma na voz das comunidades e profissionais que dedicam uma rotina de esforços à proteção e conservação dos recursos naturais, da fauna e da flora na região. A homenagem é uma iniciativa de produção das equipes do Parque Estadual do Jalapão (PEJ), em parceria com a Área de Proteção Ambiental - APA do Jalapão, Prefeitura Municipal de Mateiros, com apoio do Governo do Tocantins através do Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins.

"A maior área contínua em alto grau de conservação do Cerrado brasileiro é a região do Jalapão. Protegido por um mosaico de nove unidades de conservação de âmbito municipal, estadual e federal, a região abriga imensa biodiversidade, abundância de recursos hídricos, comunidades tradicionais e grande importância para o turismo”, afirma Reinaldo Tavares de Sousa, supervisor de Gestão do Parque do Jalapão.

“O manejo integrado do fogo (MIF) mostra-se como uma estratégia eficiente na prevenção de incêndios florestais e conscientização ambiental, somando esforços e conhecimentos das comunidades locais, meio acadêmico e equipe das unidades de conservação", conclui Rejane Nunes, supervisora de Gestão da APA do Jalapão.

Assista o vídeo disponível em https://youtu.be/hsGWN1oX-vU