Governo do Tocantins avança com treinamento de servidores no novo sistema de gerenciamento ambiental

Foto1 – Treinamento do Sigam para servidores do Naturatins em Araguaína_Divulgação-Governo do Tocantins.jpeg

Nesta quarta-feira, 11, o treinamento de equipes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) no novo Sistema Eletrônico Integrado de Gerenciamento Ambiental (Sigam) avança para seu terceiro dia.

Nessa primeira etapa dos treinamentos simultâneos de equipes do Instituto, em Palmas e Araguaína, está sendo realizada a apresentação geral do Sistema para que os servidores possam se familiarizar com a nova ferramenta e multiplicar as informações para os demais colegas. Do próximo dia 16 a 18 de novembro o treinamento será realizado em Gurupi, para atender as equipes da região.

Além dos servidores dessas três agências regionais do Naturatins, também devem participar do treinamento os inspetores, fiscais e assistentes administrativos das unidades do entorno.

“No próximo dia 15 de dezembro, o Sigam entra em funcionamento em todo o Tocantins e os processos ambientais passarão a ser 100% digitais, deixando no passado o consumo de papel, o que vai gerar economia significativa de recursos naturais e financeiros. O novo sistema é um importante marco na ação de modernização e desburocratização do Naturatins”, afirma Sebastião Albuquerque, presidente do Naturatins.

“O Sigam vai substituir o Siga e será integrado ao Sistema de Gerenciamento de Documentos (SGD). O Sigam traz ferramentas automatizadas aos procedimentos internos e aos técnicos e empresas externas, na solicitação de licenciamento entre outros serviços, de forma mais rápida e segura, gerando economia com a eliminação do consumo de recursos naturais e financeiros ao erário”, pontua Ivaci Rodrigues, diretor de Administração e Finanças do Instituto.

“Teremos agilidade dos processos, padronização dos procedimentos, ao mesmo tempo em que ao eliminar o consumo de papel e evitar o deslocamento dos interessados vamos evitar também gastos financeiros, tanto para o órgão, como para o público desses serviços ambientais. Vale ressaltar que o Sigam vai modernizar e tornar prática as atividades de registro da fiscalização, inspeção e licenciamento do Naturatins”, enfatiza a inspetora de Recursos Naturatins da Pasta, Patrícia Mascarenhas.

“Esse sistema traz a vantagem de estar sendo construído de forma parametrizada, ou seja, totalmente configurável por técnicos autorizados do Naturatins, o que possibilita adaptações e atualizações mais ágeis, na ocasião de mudanças de normativas ou de procedimentos. Outros serviços serão integrados ao Sigam, que é um salto tecnológico significativo para o Naturatins e para a gestão ambiental do Estado”, reitera Paulo Pércio, analista de Tecnologia da Informação do Instituto.

Vantagens

Com o SIGAM será implantado o processo ambiental 100% digital, ou seja, não vão existir mais processos em papel. Além da solicitação de licenças, outros serviços, como canal de denúncias e emissão da carteira de pesca serão adicionados ao Sistema:

a) Agilidade para abertura do processo de análise e licenciamento ambiental para implantação de empresas e agroempresas;

b) Padronização dos procedimentos internos da atividade de Licenciamento, Monitoramento e Fiscalização executados pelo Naturatins;

c) Economia para o órgão, pois elimina a utilização de papel, capa de processo, impressões, entre outros, além de ser um passo para um efetivo trabalho na modalidade Home Office; e

d) Economia para as empresas, consultores ambientais que poderão incluir requerer, visualizar, imprimir documentos de suas empresas sem necessidade de deslocamento.

Cronograma

O treinamento das equipes será ministrado por técnicos do Naturatins a 10 turmas, em datas e horários específicos, nos laboratórios da Universidade do Tocantins (Unitins) em Palmas; da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Araguaína; e da UFT, no campus de Gurupi, conforme Cronograma de Treinamento SIGAM/NATURATINS, disponível no site do Instituto ou direto no link https://naturatins.to.gov.br/publicacoeseditais/eventos--cursos--treinamentos/