APA do Jalapão completa 19 anos de criação

Homenagem de Aniversário da APA do Jalapão_Divulgação-Naturatins.png

Nesta quarta-feira, 31, a Área de Proteção Ambiental (APA do Jalapão) completa 19 anos em atividade. Criada no dia 31 de julho de 2000, pela Lei n° 1.172, a APA do Jalapão possui 461.730 hectares e ocupa terras dos municípios de Mateiros, Novo Acordo e Ponte Alta do Tocantins. 

Essa área funciona como uma zona de amortecimento para o Parque Estadual do Jalapão e propicia a conectividade do Parque a sul com a Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins e a oeste com o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba.

Com sua localização estratégica a APA do Jalapão faz parte do Corredor Ecológico Jalapão/ Mangabeiras, com registros da presença de espécies, como o Lobo-Guará (Chrysocyon brachyurus), a arara-azul-grande (Anodorhyncus hyacinthinus) e o pato-mergulhão (Mergus octosetaceus).

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) presta essa homenagem a APA do Jalapão e aos responsáveis pelos trabalhos ambientais desenvolvidos para manutenção dessa imprescindível Área de Proteção de uma das maiores riquezas naturais do Tocantins.