Idosos do Cras de Luzimangues recebem Oficina de Práticas Ecológicas

FOTO 01_Idosos do Cras de Luzimangues recebem Oficina de Práticas Ecológicas_Crédito Naturatins - Divulgação.jpeg

Na manhã desta quinta-feira, 25, 16 idosos do Núcleo do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Luzimangues participaram da Oficina de Prática Ecológicas ministrada por educadores ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Essa iniciativa foi realizada com apoio da equipe da Área de Proteção Ambiental do Lago de Palmas e em parceria com 18 jovens do projeto Missão Calebe da Igreja Adventista. 

Durante a oficina foram abordadas questões de sustentabilidade, a prática dos 3R's (reciclar, reutilizar e reduzir) na produção de decoração com uso de técnicas de artesanato, além do incentivo ao consumo consciente.

A educadora ambiental do Naturatins, Maria Alice Reis, destacou que o vidro é um item que quase não possui empresas para realização da reciclagem. Então a reutilização desse tipo de recipiente como peça decorativa é uma alternativa para a preservação ambiental. Assim, foram levados recipientes em vidro de diferentes tamanhos, cores e formatos, bem como o todo o material de artesanato utilizado na oficina.

A senhora Maria Ivone Alves, participante da oficina, nos contou com orgulho que possui 70 anos e é componente do Núcleo do Cras de Luzimangues  a cerca de três anos. Na avaliação de Maria Ivone a atividade da oficina foi ótima e ela lembra que já participou desse tipo de atividade, então não estranhou as técnicas apresentadas e gostou muito da iniciativa.

O supervisor da APA do Lago de Palmas, Abel Andrade, considera importante o trabalho da oficina que o Naturatins leva para as comunidades, pois mostra para as pessoas como reutilizar as embalagens de vidro, que geralmente vão para o lixo e causam impacto na natureza. Segundo Abel Andrade esse é um trabalho contínuo e necessário que contribui com a preservação ambiental para a geração atual e para as gerações futuras.

A assistente Social do Núcleo do Cras de Luzimangues, Nádia de Sousa, trabalha com o grupo de Convivência dos Idosos na unidade, onde são cadastrados 25 idosos e recebidos uma média diária de 45 visitantes. Nádia de Sousa conta que a conscientização sobre a preservação do meio ambiente faz parte da rotina do grupo e a parceria com o Naturatins acrescenta muito a vivência dos idosos com a questão ambiental.

Doação

A equipe de educação ambiental do Naturatins está recebendo a doação de recipientes de vidro de perfume vazios, para continuar levando a Oficina de Práticas Ecológicas a outras comunidades. A entrega pode ser realizada para a equipe de educadores ambiental na Gerência de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas, na sede do Instituto, em Palmas.

Oficinas

Para mais informações sobre a agenda de oficinas de educação ambiental, o Naturatins disponibiliza através do link https://naturatins.to.gov.br/protocolo-e-servicos/diretoria-de-biodiversidade-e-areas-protegidas/gerencia-de-suporte-ao-desenvolvimento-socioeconomico-/educacao-ambiental/, a descrição de sete modalidades. As comunidades interessadas podem entrar em contato no telefone (63) 3218-2641 ou via e-mail educacaoambiental@naturatins.to.gov.br ou eanaturatins@gmail.com.

Cras

De acordo com a Secretaria Especial de Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é um local público, onde são oferecidos os serviços de assistência social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade. Nessas unidades são atendidos famílias e indivíduos em situação de grave desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, entre outros.

Projeto Missão Calebe

O Projeto Missão Calebe da Igreja Adventista tem o objetivo de mobilizar milhares de jovens desafiando-os a dedicarem parte de suas férias para fazerem evangelismo  e ajudarem as comunidades em várias questões sociais.