Brigadistas são treinados para prevenção e combate a incêndios

Brigadistas aprendem  técnicas de combate a incêndios

Terminou nesta quinta feira,11, o curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais para brigasitas que  vão atuar no Parque Estadual do Cantão, região oeste do Estado. O curso foi ministrado pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros em parceria com o Instituo Natureza do Tocantins (Naturatins) e o município de Caseara, local onde os brigadistas vão atuar.

Ao todo foram 23 brigadistas, sendo 13 do Parque e 10 da prefeitura de Caseara. Durante três dias, eles aprenderam técnicas de combate a incêndios florestais e também noções de primeiros socorros. A proposta é, para que caso ocorra algum acidente, a equipe esteja preparada para as operações.

Os brigadistas foram orientados a difundir entre a comunidade local, a importância da prevenção no combate às queimadas, através de  palestras educativas  quanto ao uso controlado do fogo.

Segundo o supervisor do Parque do Cantão, Adailton Glória, é a primeira vez que é realizado um curso para brigadistas na região do Cantão. “É um conjunto de esforços para reduzir os focos de incêndios”. O gestor disse também, que todos os participantes receberam certificados, o que segundo ele proporciona mais credibilidade nas ações, junto com a comunidade.

A parte teórica do curso foi realizada na Câmara Municipal de Caseara, já a prática aconteceu no interior do Parque Estadual Cantão, com técnicas de combate.

A brigadista, Vera Lúcia Silva, representante da equipe enfatizou a importância do curso principalmente na parte prática.  “A gente pensa que sabe tudo na teoria, mas é na prática que aprendemos de verdade”, destacou.

Os instrutores do curso foram bombeiros militares da Companhia de Paraíso, o segundo sargento Fernandes e o terceiro sargento J.  Silva, sob o comando do Major PM Cruvinel. O trabalho dos militares foi bastante elogiado pelos participantes. “Nos sentimos mais seguros para atuar no combate aos incêndios e transmitir os conhecimentos para a comunidade local”, concluiu Vera Lúcia.

Requisitos

De acordo com a portaria Nº 001 do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, assinada pelo Cel. Reginaldo Leandro da Silva, de 06/04/2019, são requisitos para ser brigadistas possuir condições físicas, ser absolutamente capaz, ter entre 18 e 50 anos de idade e ser alfabetizado. A portaria estabelece que a quantidade de brigadista do sexo feminino tem que ser superior a 10 % do total de  matriculados  em curso de formação e treinamento.

O Supervisor do Parque Cantão garantiu que todos agora estão preparados para uma ação de combate a incêndio florestal. E a boa notícia é que até momento, não foi registrado nenhum foco de calor na região. “O curso veio somar muito ao nosso trabalho, agora somos multiplicadores de orientações  na comunidade e isso vai ajudar muito a preservar nossas florestas”, concluiu Glória.