Parque do Lajeado recebe formandos do curso de condutor ambiental para aula prática

Parque do Lajeado recebe formandos do curso de condutor ambiental para aula prática_Foto (1) Priscila Rosa.jpg

No sábado, 04, o Parque Estadual do Lajeado (PEL) recebeu uma turma de alunos do curso de Condutor Ambiental Local para participação em aula prática na Unidade de Conservação mantida pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Em fase de conclusão, a capacitação ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-TO) proporcionou a visita aos formandos, com objetivo de oferecer condições e ambiente para desenvolvimento de competências no desempenho de atividades requeridas na conclusão do perfil profissional.

Essa formação técnica profissional visa a oferta dos serviços de condução ambiental com segurança à grupos de visitantes nos locais permitidos à atividades interpretativas sobre o ambiente natural, social e cultural, além de contribuir com a prevenção e monitoramento de impactos socioambientais nos sítios de visitação.

"O condutor ambiental precisa estar preparado, porque este é um trabalho sério, que deve ser desempenhado por profissionais que possuam compromisso com a segurança dos visitantes e a conservação dos recursos naturais. A aula prática na formação técnica profissional de condutores ambientais oferece noções básicas de situações sobre a trajetória da visitação", afirmou o presidente do Naturatins, Marcelo Falcão.

A turismóloga da Diretoria de Biodiversidade do Instituto, Priscila Rosa e o guarda Parque, Ribamar Santos, também acompanharam a visita da turma na Unidade de Conservação, participando do intercâmbio de experiências e orientação do grupo.

Durante a visita foi realizada uma caminha pela trilha Brejo da Passagem e ao viveiro da unidade. Os alunos receberam orientações na palestra ministrada pelo inspetor de Recursos Naturais do Naturatins, Lyon Sousa, que destacou importantes aspectos ambientais e de conservação dos recursos naturais necessários ao Parque e à Área de Proteção Ambiental (APA da Serra do Lajeado).

Em seguida, a turma visitou a Estância Garra, propriedade localizada na APA, onde se encontram belas cachoeiras abertas à visitação e encerrou a aula com uma passagem pelo mirante do Voo Livre, onde são praticados esportes radicais, como voo de asa delta e parapente.