Servidores do Naturatins recebem noções básicas de prevenção de incêndio e primeiros socorros

Servidores do Naturatins recebem noções básicas de prevenção de incêndio e primeiros socorros_Foto Nilza Verônica (3).jpeg

Na sexta-feira, 12, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) reuniu servidores da Sede do Órgão para receberem noções de prevenção de incêndio e primeiros socorros, com a perspectiva de estender a capacitação para as demais unidades do Instituto, em todo o Estado. A definição das datas do agendamento de oferta da oficina nas unidades do interior aguarda confirmação e em breve será divulgada.

O treinamento ministrado pelo assessor da diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto, bombeiro militar Ten Cel Peterson Ornelas, ofereceu conhecimentos básicos teóricos e demonstrações práticas, com a participação dos servidores.

"Geralmente, no período de estiagem, é maior a atenção à possível ocorrência de incêndio. Mas, na verdade, vários fatores podem iniciar o fogo. Então, além das noções de combate ao fogo, são essenciais as noções de segurança pessoal e de primeiros socorros. Para o Governo do Tocantins, durante um incêndio, há a preocupação com os impactos no meio ambiente, contudo, nossa prioridade é a vida humana", ponderou o presidente do Naturatins Marcelo Falcão.  

A iniciativa tem a finalidade de cumprir as recomendações da Administração Pública relacionadas à segurança no trabalho. Durante a oficina foram tratados temas relacionados às ações de emergência, teoria do fogo, métodos de extinção de incêndio, classes de incêndios, uso de extintores e primeiros socorros.

Atual responsável pelas Brigadas da Segurança de Incêndio nas estruturas do Naturatins, parques e escritórios regionais do Instituto, o Ten Cel Peterson Ornelas, considera o treinamento uma oportunidade de iniciar a implantação das noções de procedimentos seguros e ordenados, que podem auxiliar a todos, diante do princípio de uma ocorrência.

"Os funcionários capacitados, treinados, bem instruídos são importantes tanto para a vida pessoal como profissional, pois ao adquirir essas noções a pessoa encontra condições de atuar diante do princípio de um incêndio, com a utilização de extintores, orientação dos demais para o descolamento e uso das saídas de emergência durante a evacuação do local, além de auxiliar também os visitantes do Naturatins, oferecendo maior segurança, seja nos escritórios ou unidades de conservação", assegurou o Ten Cel Peterson Ornelas.

Também houve orientações de como proceder diante da picada de animais peçonhentos, fraturas, queimaduras, convulsões, desmaios ou como verificar sinais vitais e executar a massagem cardiorrespiratória.

O Naturatins previne que o treinamento constante aperfeiçoa a atuação do servidor e a margem de sucesso, em situação de emergência. Portanto as noções obtidas na oficina são importantes, mas não substitui um curso que aprofunda os conhecimentos do participante, com práticas estendidas, frequentemente oferecidas por instituições que ensinam métodos de salvamento reconhecidos pelo sistema de saúde e de combate ao fogo orientado pelo Corpo de Bombeiros Militar.

Atendimento de Emergência

Apesar das noções oferecidas na oficina aos servidores do Naturatins, o Ten Cel Peterson Ornelas alerta que é indispensável o contato com o Corpo de Bombeiros, por meio do telefone 193, para obter orientação da primeira atitude a ser tomada, que se diferencia diante de cada situação.

Também, em caso de múltiplas vítimas, é essencial o chamado do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com a ligação para a emergência 192, que pode também oferecer informações essenciais para cada situação e salvar vidas.