Naturatins e parceiros realizam plantio de mudas no Parque Estadual do Lajeado

Naturatins e parceiros realizam plantio de mudas no Parque Estadual do Lajeado_Educação Ambiental-Naturatins (4).jpeg

Neste domingo, 24, dando continuidade às comemorações do Dia Mundial da Água o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), juntamente com parceiros, realizou um plantio simbólico de mudas do bioma cerrado, no Parque Estadual do Lajeado (PEL).

A atividade é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas, a Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Tocantins (Seduc), o Batalhão da Polícia Militar, a Investco e o Naturatins.

Participaram do evento os Aventureiros Mirins Estrela, um grupo de crianças e jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia e convidados.

"O envolvimento da população jovem da Capital e de representantes de diferentes segmentos da sociedade com as questões ambientais é uma iniciativa valiosa para proteção de nossos recursos naturais. O plantio simbólico de mudas mostra a relação do nosso cerrado, com o equilíbrio ambiental e a preservação de nossas águas", destacou o presidente do Naturatins.

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Warley Rodrigues, elogiou a iniciativa da parceria e a participação dos Aventureiros Mirins Estrelas, dos jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia e dos convidados. Então reiterou que o apoio do Naturatins às ações que promovam a sensibilização da população sobre a necessidade de preservação dos recursos naturais.

O gerente do PEL, Wonei Marcos Martinovski, juntamente com o inspetor de Recursos Naturais do Naturatins, Lyon Cardoso de Sousa, recebeu os convidados e em seguida iniciaram as atividades demonstrando a importância do Parque e da atividade de plantio de mudas para a preservação da água que serve a população palmense e adjacências.

Para o gerente de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico do Naturatins, Rodrigo Casado receber as crianças nessa atividade foi uma oportunidade muito gratificante de compartilhar o compromisso do Instituto com o meio ambiente e a importância do Parque Estadual do Lajeado nessa missão.

A educadora Ambiental do Naturatins, Maria Alice Reis, enfatizou que as crianças e os jovens demonstraram imensa satisfação em participar da ação de plantio. "Todos expressaram curiosidade, atenção às orientações e dedicação no plantio. Foi prazeroso participar da condução do grupo nessa experiência. Tenho certeza que eles retornaram com um novo olhar sobre a importância do cerrado e de nossa água".   

Para Mônica Araújo, participante e mãe da Aventureira Lara Morena, a atividade realizada foi importante, porque acredita que as crianças aprenderam mais sobre a importância da água e sobre os procedimentos necessários para a preservação desse recurso.

Ao avaliar a atividade, o diretor do Clube de Aventureiros Estrela, Wellington Reis, considerou que a prática do plantio de mudas possibilitou às crianças e jovens perceberem a importância da preservação das nascentes. 

A atividade foi encerrada com um almoço para os participantes, na Sede do Parque do Estadual do Lajeado.

Agendamento

Para informações sobre o agendamento das palestras, oficinas e rodas de conversas dos educadores ambientais do Naturatins, os interessados podem entrar em contato com a Gerência de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico do Instituto por meio do telefone (63) 3218-2641, de segunda a sexta-feira, de 8h as 12h e de 14h as 18h, também via e-mail no endereço educacaoambiental@naturatins.to.gov.br ou eanaturatins@gmail.com.