Parque do Cantão combina saúde e natureza em Caminhada Ecológica

Caminhada Ecológica incentiva atividade física para crianças e gestantes nas trilhas do Parque do Cantão

Constantemente aberto à visitação, o Parque Estadual do Cantão (PEC) sempre busca inovar as atividades de educação ambiental promovidas pela Unidade de Conservação (UC) com apoio de parcerias, para sensibilização e melhoria da qualidade de vida das comunidades locais e de visitantes.

Nesta quarta-feira, 13, a equipe do Parque elegeu o passeio na trilha, com a realização da Caminhada Ecológica, como uma das iniciativas de grande incentivo a prática de atividade física combinada aos benefícios do contato com a natureza para promoção da saúde humana.

Gilberto Iris, gerente de Unidades de Conservação do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) disse que a preocupação com as questões ambientais se tornou uma tendência mundial. Porém a cultura de combinar boas práticas ambientais aos momentos de lazer, turismo e atividades esportivas precisa do incentivo dos diversos seguimentos. Nesse sentido, as ações voltadas para a educação ambiental assumem um importante papel na sociedade.

O supervisor do PEC, Adailton Fernandes Glória, contou que a prática esportiva alinhada aos benefícios da natureza do Parque constantemente é incorporada na programação da unidade, por meio de modalidades, como corrida, ciclismo, canoagem e tendo encontrado na caminhada ecológica uma forma de alcançar crianças e gestantes.

Adailton Glória lembra que todas as atividades na UC são realizadas em grupo, com pré-agendamento, para o controle do fluxo de pessoas em suas dependências, preparo das equipes, planejamento de horários e segurança dos visitantes.

Recentemente, a 1ª Caminhada Ecológica dos Corredores do Cantão reuniu um grupo de 22 crianças da Pastoral da Criança e gestantes, em uma atividade física que teve início na Trilha da Ferrugem e chegada no Centro de Visitantes do Parque do Cantão, onde foram aguardados com um delicioso lanche e sorteio de brindes.

Segundo a organização do evento, composta pelo grupo Corredores do Cantão, a equipe do PEC, em parceria com a Secretaria de Saúde de Caseara, a iniciativa teve o objetivo de despertar, nas crianças e nas gestantes, o desejo de praticar atividades físicas, como meio de melhorar a qualidade de vida.

Para o agendamento de visita ao Parque Estadual do Cantão (PEC) os interessados podem entrar em contato no telefone (63) 3379-1438 ou via e-mail: cantao.naturatins@gmail.com.