Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado recebe a 5ª edição do Junta Tribo Cicloturismo

FOTO 01 - Equipe do Naturatins na APA Serra do Lajeado incentiva o cicloturismo e a valorização da unidade de conservação_Divulgação Naturatins.jpg

No domingo, 6, a equipe do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) que atua na Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado (APA Serra do Lajeado), mais uma vez, ofereceu apoio ao evento de cicloturismo Junta Tribo. As trilhas nessa 5ª edição do evento teve percurso de  50 a 70 km, com partida na Praia do Segredo; travessia em trechos da APA Serra do Lajeado e passagem por diversos pontos turísticos. E o desafio Strava, com 25 km.

A supervisora da APA Serra do Lajeado, Camilla Muniz disse que a iniciativa tem apoio da APA com o objetivo de valorizar essa modalidade esportiva e a importância da unidade de conservação. Camilla Muniz comentou que houve aproximadamente 300 inscritos, sendo a maioria visitante. Para a supervisora, o evento fomenta o turismo sustentável, movimenta o comércio local, além de atuar como alternativa de preservação do meio ambiente.

O organizador do evento Joatan Oliveira considerou elogiou a parceria do Naturatins e o apoio da equipe da APA Serra do Lajeado. A comissão organizadora desse encontro ofereceu premiações de medalhas além da hidratação dos atletas ao longo do trajeto, um café da manhã antes do início e almoço no encerramento para os inscritos. Com a ocorrência da chuva, as equipes de brigadistas da APA Serra do Lajeado puderam acompanhar o evento em pontos estratégicos do percurso e oferecer orientações de segurança aos participantes nos trechos da área de proteção ambiental.

Taller Rogério, componente da organização do Junta Tribo considerou a positiva a participação de atletas de várias cidades do Tocantins no evento de valorização esportiva e de incentivo a preservação da natureza. O vencedor do desafio Strava foi Alécio Gomes de Miracema; no segundo ano de participação a ciclista Cristiane completou o percurso de 50 km; o portador de necessidades especiais Sérgio Rodrigues também completou os 50 km em sua primeira participação no Junta Tribo. Entre os ciclistas iniciantes se destacaram o menino David de 10 anos nos 50 km e o senhor Silvanir Canguçu de 81 anos que percorreu 70 km.

Os pontos turísticos e recursos naturais da APA Serra do Lajeado são cenários cada vez mais visitados por pesquisadores, turistas, estudantes, praticantes de esportes e equipes de produções especiais para programas televisivos, que prestigiam os empreendimentos e iniciativas das comunidades, registram as características da região e da unidade de conservação.