Naturatins apreende mais  de 12 mil metros de rede em rios da regional de Araguaína

Fiscais do Naturatins recolhem redes às margens de rios

Na regional de Araguaína, a equipe de fiscalização do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) recolheu no fim do ano passado, mais de 12 mil metros de redes, tarrafas e espinheis. O material predatório é fruto de trabalho preventivo realizado pelo órgão nos rios Araguaia, Tocantins e afluentes, durante o início do período de defeso, que vai de 1º de novembro a 28 de fevereiro.

Segundo o coordenador interino da regional de Araguaína, Ivan Araújo, nas ações, os fiscais também se depararam com vários acampamentos desabitados, abrigando instrumentos de pesca e até freezers.  Dos 12.500 m² de material apreendido, cerca de oito mil metros se encontravam nos municípios de Araguanã e Xambioá e 4,5 mil m² em Babaçulândia e Filadélfia.

Segundo o coordenador, durante a rotina operacional não foi encontrada nenhuma anormalidade nas embarcações alcançadas. “Também não registramos inadequações em notas fiscais ou nos estoques pesqueiros de transportadoras, supermercados e peixarias da região”, disse.

Paralelo ao trabalho de fiscalização, os profissionais do Naturatins ainda realizaram ações de orientação e educação ambiental referentes ao cumprimento das normas que dizem respeito à piracema, ao porte das carteiras de pesca e à utilização do anzol sem fisga, exclusivamente para a pesca esportiva.