Equipe de Fauna do Naturatins resgata jiboia na região sul de Palmas

Equipe de Fauna do Naturatins resgata jiboia na região sul de Palmas (1)_Foto Gilberto Iris-Governo do Tocantins.jpeg

A equipe da Supervisão de Fauna da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) foi acionada na manhã desta segunda-feira, 26 para resgate de uma jiboia encontrada em uma residência na ARSE- 41, região sul da Capital.

De acordo com o biólogo Tiago Scapini a espécie possuía aproximadamente 40cm de comprimento e estava próxima a um viveiro de pássaros. "A suspeita é que a serpente estava querendo atacar uma das aves do proprietário da casa, mas o resgate foi rápido, sem maiores dificuldades. Acondicionamos a cobra em uma caixa de transportes adequada e em seguida encaminhamos a jiboia para soltura em ambiente natural", relatou complementando.

"Fizemos a soltura em um habitat com as características adequadas para o animal e distante da cidade. É importante repetir, que aconselhamos a todo cidadão evitar qualquer contato, ao encontrar um animal silvestre, seja com uma cobra ou outras espécies, que possam aparentemente demonstrar ser dócil, solicite o apoio dos órgãos ambientais para que seja realizado o procedimento por profissionais, com auxílio de equipamentos de segurança", enfatizou Scapini, recomendando, se possível, de um local seguro, manter somente o contato visual com o animal para facilitar o resgate, após a chegada da equipe e assim evitar riscos para a própria pessoa.

A equipe avaliou o animal, constatou que tratava-se de um filhote e esclarece que a espécie tem um papel importante no equilíbrio ambiental, pois são predadores de roedores e outras espécies, não devendo desta forma, ser morto. O nome científico da espécie é  Boa constrictor, popularmente conhecida como jiboia é uma serpente que pode variar seu tamanho de médio a grande porte.  

Apesar de haver registros que chegam a citar a existência de cerca de 11(onze) subespécies, no Brasil, são reconhecidas a Boa constrictor amarali (Stull), que é de menor porte, acinzentada, porém mais agressiva e a Boa constrictor constrictor (Forcart) que são de grande porte, coloração amarelada e pouco agressiva.

Para solicitar o resgate de animais silvestres em território tocantinense, o Naturatins disponibiliza o Linha Verde via internet, por meio do endereço, naturatins.to.gov.br ou por telefone no 0800 63 1155.

Saiba mais

Por possuir pupila vertical alguns estudos deduz que a jiboia é um animal de hábitos noturnos e pode gerar 50 filhotes em uma única gestação, normalmente o período de nascimento ocorre entre os meses de novembro e fevereiro, sendo uma espécie vivípara. Essas serpentes são portadoras de várias doenças, o que pode causar a morte do animal.  Por ser um animal carnívoro, alimentam-se basicamente de aves, lagartos e pequenos mamíferos (principalmente ratos) que mata por constrição, envolvendo sua presa no corpo e sufocando-a, porém não é um animal peçonhento. Dependendo do tamanho da serpente e da presa engolida, a sua digestão pode levar semanas, permanecendo parada, num estado de topor, pois possui uma digestão lenta.