Município de Filadélfia assina Termo de Cooperação Técnica com Naturatins

Na manhã desta sexta-feira, 11, foi realizada a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e a Prefeitura Municipal de Filadélfia para apoio à vigilância e proteção do Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins (Monaf), bem como promoção de atividades de educação ambiental, no município.

O presidente do Naturatins, Hebert Brito Barros (Buti) avaliou a celebração do acordo com o município."A parceria entre o município de Filadélfia e o Naturatins vai promover o fortalecimento do Monaf, construindo um trabalho de forma integrada para o alcance de melhores resultados. Vamos regularizar uma área construída com obras do Monumento e que pertence o município. Então estamos muito satisfeitos com a parceria e desprendimento do prefeito Mizor, em colaborar e contribuir com o órgão ambiental. E o Naturatins está de mãos dadas não só com Filadélfia, mas com todos os municípios tocantinenses", enfatizou.

Para o prefeito de Filadélfia, Ivanilzo Gonçalves de Alencar (Mizor), a aproximação do Município ao Monaf e ao poder público estadual levará benefícios a região. "O monumento é um espaço importante para o turismo da região. Temos recebido muitas visitas de estudantes de universidades e pesquisadores do Tocantins e de outros Estados. As atividades de educação ambiental será uma ação positiva e teremos um importante retorno na avaliação do ICMS - Ecológico. Apresentamos a necessidade de regularização de algumas áreas e o presidente demonstrou interesse em buscar solução", relatou

De acordo com o superintendente do Naturatins, Natal César Castro, o trabalho se desenvolverá de forma conjunta. "O município cede um servidor que vai atuar na vigilância da Unidade de Conservação e se propõe a desenvolver atividades de educação ambiental com a comunidade.  O Monaf junto com a Prefeitura vai elaborar o plano de trabalho anual para o importante desenvolvimento de atividades de educação ambiental no Monumento", concluiu.

O acordo terá vigência de 12 meses, a partir da data de publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), podendo ser alterado ou ajustado por meio de aditivo. Estiveram presente acompanhando a celebração do acordo, o gerente do Monaf, Hermísio Alecrim Aires; o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Gilberto Iris; o diretor de Administração e Finanças do Naturatins, João Ricardo e a arquiteta da Assessoria Técnica de Planejamento do Instituto, Nilza Verônica.