Treinamento de Condutores de Visitantes recebem treinamento do Naturatins em Palmas

Treinamento de Condutores de Visitantes recebem treinamento do Naturatins em Palmas

Nesta segunda-feira, 29, o Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura – Seden estão ministrando o treinamento de mais uma turma de condutores de visitantes para acompanhamento do público nas áreas de visitação dos recursos naturais nos parques do Jalapão e Lajeado.

Mais de 50 pessoas estão reunidas no auditório do Instituto com a finalidade de receber a capacitação no curso de Condutor de Visitantes que possibilitar o exercício da atividade nessas áreas de unidades de conservação.

O vice-presidente do Naturatins, Edson Cabral, afirmou que o curso é mais uma etapa da regularização das atividades do Turismo na região e em específico, no Parque Estadual do Jalapão. “Nós queremos que as pessoas, que empreenderem uma atividade turística no Jalapão, consigam fazer com que o visitante tenha uma surpresa, um encantamento pela beleza, pelas paisagens e tudo que compõe o mosaico da região. Esperamos que deem continuidade com esse trabalho à missão do Naturatins, de conservar, preservar, proteger e manter a utilização da visita como uma atividade que garante as condições de preservar o cerrado brasileiro, pois diante da singularidade da região é uma missão nobre e que precisa ser compartilhada, com quem trabalha na região", concluiu.

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Gilberto Iris, reiterou a importância da capacitação para sensibilização ambiental. “Essa é uma etapa do ordenamento do turismo no Jalapão, que tem a perspectiva de contribuir para oferta de serviços que compartilhe com os nossos visitantes a importância de preservar este lugar único no mundo. A adesão dos operadores tem nos surpreendido e nos enche de boas expectativas”.

Já o superintendente de Desenvolvimento Turístico da Seden, James Possap considera que o Estado está avançando com o trabalho conjunto entre o Naturatins e a Seden. “São diversas atividades que estão sendo desenvolvidas, entre elas, a fiscalização integrada, a atuação conjunta com os operadores do turismo no Jalapao, o projeto Turismo Legal que têm foco no licenciamento dos atrativos naturais, então o curso de condutores é mais uma delas. Um trabalho que está avançando com qualidade. O curso de Condutores, é claro, que é um treinamento inicial, que traz uma noção do comprometimento necessário ao exercício dessa atividade, mas nos orientamos que seja continuado, que os profissionais busquem ampliar e atualizar seus conhecimentos, com outras qualificações que possuem uma carga horária estendida”.

O gerente de Unidades de Conservação do Instituto, Marcelo Henrique Costa Rodrigues, vem ministrando o treinamento que esclarece os procedimentos necessários ao bom atendimento do visitante, sem abrir mão dos cuidados necessários para proteção dos aspectos ambientais que reflete a beleza de cada local que compõe o mosaico de riquezas naturais da região.

O treinamento continua até o proximo dia 02 de junho e exige participação integral dos inscritos para a emissão de certificação e da carteira de identificação, no auditório da sede do Naturatins, em Palmas, onde também devem receber a capacitação para atuar como Vigilantes Voluntários Ambientais com a equipe de Educação Ambiental do Instituto. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 63 3218-2678 ou através do email usopublico@naturatins.to.gov.br.