Naturatins inicia diálogo sobre Manejo Integrado do Fogo em São Félix

Nesta segunda-feira, 29, a equipe do Instituto Natureza do Tocantins - Naturatins da Área de Proteção Ambiental - APA do Jalapão relatou a visita realizada durante três dias às comunidades rurais do município de São Félix do Tocantins. O encontro teve o objetivo de divulgar as ações do Manejo Integrado do Fogo - MIF e a elaboração do calendário do Fogo 2017, no município.

O diálogo teve apoio da secretarias de Turismo e Meio Ambiente e da Educação do Município, que além de ministrar oficinas participativas sobre o tema também tratou da renovação do Conselho Consultivo do Monumento Natural das Corredeiras e Canyons do Rio Sono - MONACC.

Além do trabalho realizado junto aos produtores rurais da região, também foram realizadas atividades de sensibilização de alunos em escolas da zona rural.

De acordo com a gerente da APA Jalapão, Rejane Ferreira Nunes, o uso do fogo é um costume na região. "O fogo é utilizado desde a muito tempo pelos comunitários, como ferramenta de manejo do solo, seja para a renovação da pastagem, para o preparo da roça, para o manejo do capim dourado ou para a proteção de veredas e nascentes", afirmou a gerente.

APA do Jalapão

Essa é uma área de Proteção Ambiental que possui cerca de 460 mil hectares, localizada entorno da Estação Ecológica da Serra Geral, do Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba e do Parque Estadual do Jalapão.