Inspetores, fiscais e guarda-parques do Naturatins vão receber Carteira Funcional com dispositivos contra falsificação

 Inspetores, fiscais e guarda-parques do Naturatins vão receber Carteira Funcional com dispositivos contra falsificação

O Governo do Tocantins por meio do Instituto Natureza do Tocantins - Naturatins em parceria com a Secretaria Estadual de Segurança Pública do Tocantins e sua equipe do Instituto de Identificação, está percorrendo todas as unidades do órgão ambiental no Estado realizando os procedimentos de coleta de dados dos inspetores, fiscais e guarda-parques, para emissão da Carteira Funcional de Identificação destes servidores.

Nesta quarta-feira, 24, serão visitadas as gerências regionais do Naturatins nos municípios de Colinas e Lajeado. Essas visitas foram iniciadas na segunda-feira, 22, nas unidades de Araguatins, Tocantinópolis, Monumento Natural das Árvores Fossilizadas e Araguaína. Na próxima semana, outras unidades do órgão estarão recebendo o Superintendente do Naturatins na companhia do representante do Instituto de Identificação, para coleta de impressões digitais, assinatura e de cópias da documentação necessária para compor o dossiê.

O presidente do Naturatins, Herbert Brito (Buti) destacou que a Secretaria de Segurança Pública e sua equipe do Instituto de Identificação está trazendo uma importante colaboração, para emissão da carteira funcional dessas categorias. "Esse documento vai facilitar a identificação de nossos servidores no cumprimento da legislação ambiental de nosso Estado e ao mesmo tempo cooperar com a segurança das comunidades, que tem nos recebido e colaborado com nossas equipes, em todos os municípios. Essa é mais uma iniciativa do Governo do Estado, por meio do Naturatins, em parceria com a Secretaria Segurança Pública e sua equipe do Instituto de Identificação, que não mede esforços, para contribuir com a segurança da nossa sociedade".

O superintendente de Gestão Ambiental do Instituto, Natal César Castro, está acompanhando pessoalmente o procedimento de coleta de dados. "Esse é um grande benefício para essas categorias, pois grande parte deles exercem um trabalho externo, diretamente em contato com produtores, consultores, infratores e demais cidadãos, que necessitam do órgão ambiental para desenvolverem suas atividades. Então era muito difícil para o servidor chegar no empreendimento e se identificar, bem como para o cidadão reconhecê-los. Portanto, para todos nós está sendo muito importante a parceria do Instituto de Identificação".

A diretora do Instituto de Identificação, Francilina Parrião, reiterou a cooperação da iniciativa para a segurança das comunidades. "Toda iniciativa voltada para contribuir com a segurança da sociedade tem relevância para o Instituto de Identificação, que está diretamente ligado a Secretaria de Segurança Pública do Estado e trabalha para fomentar o fortalecimento da segurança das nossas comunidades. Então com essa parceria estamos buscando oferecer mais segurança aos cidadãos, que recebem ou são abordados, pelos servidores do Naturatins".

O papiloscopista do Instituto de Identificação, Valtemir Carvalho, falou dos procedimentos adotados para elaboração do documento. "Nós recebemos a missão de desenvolver um modelo de identificação padrão, que será emitido em papel moeda, com vários elementos de segurança, visíveis somente em um frequência específica de luz ultravioleta. Agora estamos colhendo os dados para emissão do documento, que vai contribuir com a identificação oficial desses servidores, no exercício de suas funções, promovendo mais segurança para o cidadão".

A Inspetora de Recursos Naturais do Naturatins, Airanã Leite, pontuou a credibilidade para a categoria. "Com essa carteira nós vamos conseguir comprovar onde trabalhamos e o nosso cargo. Antes a comunidade tinha que acreditar apenas em nossa palavra, nas regiões onde você não é conhecida, isso gera uma certa desconfiança. Então a carteira funcional vai dar credibilidade ao nosso trabalho".

Na próxima semana, estão previstas visitas às unidades de Dianópolis, Arraiais, Lagoa da Confusão, Alvorada e Gurupi. Em seguida será a vez do município de Paraíso, a região do Parque Estadual do Cantão, Pedro Afonso e na sequência o Parque Estadual do Jalapão.