Pesquisadores da Alemanha e Austrália visitam a APA e o Parque Estadual do Jalapão

Pesquisadores da Alemanhã e Austrália visitam a APA e o Parque Estadual do Jalapão

Nesta quarta-feira, 6,  a supervisora da Área de Proteção Ambiental do Jalapão (APA Jalapão) e bióloga Rejane Ferreira Nunes relatou os trabalhos que vem sendo realizados na região e destacou a visita de palestrantes internacionais da Alemanha e Austrália, ocorrida entre os dias 27 a 30 de novembro, para conhecerem de perto as experiências de manejo de base comunitária e queimadas prescritas na APA e na extensão do Parque Estadual do Jalapão (PEJ).

Conforme relato da supervisora, durante a visita, a equipe participou de rodada de conversa com gestores, brigadistas, representante da prefeitura de São Félix, comunitários e colaboradores, além de visitas nas zonas de manejo do fogo e atrativos da região. “Foi extremamente importante receber essa equipe que são também pesquisadores, no sentindo de trocar experiências com pessoas de outros países que trabalham com o Manejo Integrado do Fogo (MIF) para prevenção dos incêndios florestais e melhoria de vidas das comunidades”, comentou Rejane Nunes.

No Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) a especialista em Manejo de Unidades de Conservação, Angélica Beatriz, explicou que a visita fez parte de uma atividade prática realizada após o Seminário Internacional sobre Manejo Integrado do Fogo - Resultados do Projeto Cerrado Jalapão, em Brasília, entre os dias 21 a 23 de novembro, organizado para apresentação dos resultados e fechamento do projeto. 

Na ocasião do seminário, a comitiva tocantinense composta pelo vice-presidente do Naturatins, Edson Cabral; o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Gilberto Iris; o diretor de Proteção e Qualidade Ambiental, Aldaíres Pacheco; o engenheiro Ambiental e Inspetor de Recursos Naturais, Maurício Araújo além de gestores ou representantes de unidades de conservação e das prefeituras de São Félix e de Mateiros foi bastante elogiada e ocupou lugar de destaque no evento.

Beatriz recorda que durante a visita da equipe estrangeira à APA e ao Parque do Jalapão, simultaneamente o Estado estava sendo representado no III Seminário de Boas Práticas na Gestão em Unidades de Conservação e I Fórum Internacional de Parcerias na Gestão de Unidades de Conservação. “No fórum, também realizado em Brasília, foi apresentado o projeto 'Diálogos e interação social como instrumentos de fortalecimento da implementação do PEJ e por motivo da visita na unidade, a supervisora da APA do Jalapão, Rejane Nunes, não pode acompanhar a apresentação do nosso projeto, selecionado entre os dez participantes da modalidade servidores dos estados, que teve além do Tocantins, representantes de Minas Gerais, Santa Catarina, Ceará, Acre, Pará e Rio de Janeiro”, concluiu.

Interessados em trabalhos voluntários em áreas de unidades de conservação podem obter orientação na Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas, no telefone (63)3218-2677 ou via e-mail: dbap@naturatins.to.gov.br. Informações sobre a APA Jalapão no contato (63) 3534-1072 e do Parque Estadual do Jalapão no número (63) 3534-1072.