Naturatins distribui material informativo com os mandamentos da piracema

Naturatins distribui material informativo com os mandamentos da piracema_Foto Cleide Veloso-GOV TO (2).jpg

Nesta segunda-feira, 4, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) inicia a distribuição de material impresso informativo, para os polos de suas unidades regionais em todo o Estado, que traz as recomendações dos procedimentos adequados ao pescadores  durante o período da piracema.

Em 2017, no Tocantins, o período de defeso teve início no último dia 1º de novembro e estará vigente até o dia 28 de fevereiro de 2018. Durante a temporada de suspensão da pesca, somente pescadores artesanais e os ribeirinhos, podem retirar a quantidade de peixe destinada ao consumo próprio.  

O informativo alerta para a não utilização de materiais e equipamentos, que não são permitidos, mesmo na atividade de pesca para consumo próprio e a necessidade de apresentação do tipo de licença que o pescador possui, no momento da abordagem das equipes de fiscalização.

Além de orientar quanto ao cuidado necessário com qualquer tipo de lixo produzido durante a visita do pescador ao longo do rio e suas margens, o impresso é uma forma descontraída que o Naturatins encontrou de comunicar com a comunidade pesqueira e os visitantes das águas tocantinenses, para falar sobre assuntos sérios relacionados à atividade de pesca, com o objetivo de evitar ações predatórias.

No site do Naturatins, do lado direito da tela, o pescador tem acesso online a Licença para Pesca Amadora com todas as instruções e a Tabela com limites dos tamanhos mínimos de pescado.

Qualquer pessoa pode realizar a denúncia anônima de crimes ambientais e de forma gratuita via online no link do Linha Verde ou pelo telefone 0800 63 1155.