Naturatins recebe visita do Ibama Tocantins e trata do aditivo da cooperação técnica de gestão florestal

Na manhã desta terça-feira, 13, o presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Herbert Barros Brito (Buti) recebeu a visita do superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis no Tocantins (Ibama-TO), Lucas Santos que, como  interlocutor da presidência do Instituto, apresentou a documentação para assinatura do Termo Aditivo do Acordo de Cooperação Técnica, entre os órgãos. O documento assinado em 2013 visa a gestão florestal integrada, para o aprimoramento do controle da origem da madeira, do carvão e de outros produtos e subprodutos florestais em território tocantinense.

O presidente do Naturatins, Herbert Brito, destacou o fortalecimento das relações institucionais. “Essa renovação do Termo de Cooperação com o Ibama vem ao encontro do fortalecimento tecnológico de acompanhamento, monitoramento e de avanço nas relações institucionais. Ele será renovado até 2019 e eu tenho certeza que as metas serão gradativamente alcançadas para aprimorar todos esses processos de acompanhamento e fiscalização com relação a essas questões de materiais oriundos de produtos da natureza”, enfatizou.

O superintendente do Ibama-TO, Lucas Santos, fala da importância do acordo. “Esse Termo de Cooperação ainda está vigente, só venci no final do ano, mas nosso objetivo aqui é tomar as providencias necessárias para assumir essa renovação, antes da expiração do prazo. Eu vejo a manutenção dessa cooperação, como uma beneficie tanto para o Ibama como para o Naturatins, manter essa aproximação para dar continuidade ao bom trabalho que vem sendo desenvolvido entre os dois órgãos e eu saio bastante satisfeito, pois tivermos uma conversa muito boa, então daremos andamento agora na parte técnica”, concluiu.

De acordo com o analista ambiental, responsável pelo Núcleo de Florestas e chefe-substituto da Divisão Técnica do Ibama-TO, Sandoval Santos Queiroz, também foi apresentada a proposta de adesão ao Sistema Nacional de Controle de Origem de Recursos Florestais (Sinaflor), que pretende envolver todas as licenças florestais emitidas no Estado e vai incorporar o Documento de Origem Florestal (DOF), para que se estabeleça um sistema único, que reúna todas as informações do fluxo de material lenhoso. Queiroz esclareceu que a elaboração desse programa está prevista dentro do Código Florestal conforme a Lei 2651/2012.

Durante o encontro estiveram presentes representantes das equipes técnicas de ambos os institutos para acompanhar os últimos ajustes a serem realizados antes da efetiva assinatura e envio do documento à presidência do Ibama em Brasília, prevista para ocorrer nos próximos dias.