Oficina de Educação Ambiental com foco no MIF acontece no Cantão

A oficina faz parte da agenda de capacitações do projeto no Tocantins

Servidores dos escritórios regionais do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e das unidades de conservação (UCs) estaduais e federais no Estado, estão participando da Oficina de Elaboração dos Planos de Educação Ambiental com foco no Manejo Integrado do Fogo(MIF), realizado no Parque Estadual do Cantão(PEC), em Caseara.

A capacitação, que teve inicio na última segunda-feira, 29 de agosto e se encerra nesta sexta-feira, 2 de setembro, é uma das iniciativas resultadas da Cooperação Técnica Brasil-Alemanha, por meio do Projeto Cerrado-Jalapão, realizado no Tocantins, em parceria com o Instituto. O nivelamento a respeito dos conceitos e embasamento legal, os objetivos, as diretrizes, a consolidação estratégica, definição de indicadores e o cronograma das ações, são alguns destaques entre os assuntos tratados à respeito da elaboração desses planos.

A educadora ambiental do Naturatins, Alice Reis, esclarece que cada UC deverá elaborar seus planos de educação ambiental com foco no MIF, de acordo com a realidade da sua unidade. “O método de planejamento apresentado é uma ferramenta que não só vai ajudar as unidades a formularem uma espécie de mapa de suas atividades voltada para o assunto educação ambiental, mas pode servir de modelo para outras demandas e facilitar a visualização de suas prioridades”, explicou.

Segundo a educadora Ambiental do Instituto, Nelma Souza Mota, a oficina cumpre a agenda de cursos do projeto. “Essa é uma das capacitações voltadas para o suporte na gestão das unidades de conservação, APAs e as agências, previstas para serem realizada no decorrer do projeto”, destacou.

A oficina ministrada pela especialista em Administração e Manejo de Unidade de Conservação, Jailma Soares, que atualmente coordena o Plano Integrado de Educação Ambiental do município de Timóteo (MG) também conta com a presença de representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins).

Projeto Cerrado-Jalapão

O Projeto Cerrado-Jalapão visa aprimorar o Manejo Integrado e Adaptativo do Fogo no Cerrado. No Tocantins algumas dessas ações são executadas pelo Naturatins e em conjunto com órgãos ambientais parceiros. O projeto é resultado da cooperação técnica entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o governo alemão por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), da Iniciativa Internacional de Proteção ao Clima (IKI) e Banco Alemão para o Desenvolvimento Sustentável (KfW), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Governo do Tocantins e a Caixa Econômica Federal (Caixa).