População de Novo Acordo teve participação ativa na Audiência Pública da UHE Monte Santo

População de Novo Acordo teve participação ativa na Audiência Pública da UHE Monte Santo

A audiência pública realizada pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), na quarta-feira, 23, no município de Novo Acordo, registrou a participação de 598 pessoas, durante o diálogo com a comunidade. O encontro que iniciou às 19h20, alcançou um pouco mais de cinco hora de duração e há uma estimativa de que até o fim do encontro, o público tenha alcançado cerca de 650 pessoas presentes.
Participaram representantes de diversos seguimentos da comunidade, entre eles professores universitários, com amplo conhecimento sobre o assunto, com titulações de mestrado, doutorado, que apresentaram sugestões, contribuições e questionamentos ao estudo apresentado pelo empreendedor.
Foi dado oportunidade, para que a empresa apresentasse o seu perfil empresarial, o ramo que atua e à equipe que elaborou o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) que realizasse a apresentação dos dados à comunidade.
Após as apresentações foi aberto um prazo para inscrição das pessoas que desejavam se manifestar verbalmente ou por escrito, totalizando 31 pessoas inscritas, o que resultou em aproximadamente 90 pronunciamentos. Todo o volume discutido, comentado e apresentado foi gravado, será transcrito e fará parte do processo de análise que está em curso no Naturatins.
Para o vice-presidente do Naturatins, Edson Cabral, houve uma satisfação plena dos objetivos da audiência. “A sociedade atendeu a convocação para audiência pública e isso demonstra que a população de Novo Acordo e da região está interessada em debater, discutir e de propor sugestões e contribuições para o empreendimento, que caso licenciado e autorizado, possibilite que a obra seja executada, mas que tenha programas de compensações ambientais, capazes de mitigar o impacto do empreendimento, tanto na área ambiental, como na área socioeconômica”, destacou.
O diretor de Licenciamento Ambiental, Jorge Kleber, reiterou que com o cumprimento desse ritual do processo, o Instituto pode prosseguir com os procedimentos de análise. “É natural que sejam apresentadas dúvidas em relação aos procedimentos de licenciamento, então todas foram sanadas. Agora daremos prosseguimento aos estágios da análise”, complementou.
De com a supervisora de Análise e Licenciamento Ambiental do Naturatins, Denise Martins, foi uma representatividade significativa e positiva para o papel que a audiência tem na análise do processo de licenciamento. “A etapa da audiência cumpriu seu objetivo, que era apresentar, debater e discutir com a sociedade o empreendimento, naturalmente existem muitas dúvidas, muitos questionamentos e muitos posicionamentos da comunidade. O encontro ocorreu em clima de tranquilidade, não houve nenhuma interferência que prejudicasse o andamento dos trabalhos”, concluiu.