APA Serra do Lajeado leva programa Bate-papo Ambiental às escolas da região

APA Serra do Lajeado leva programa Bate-papo Ambiental às escolas da região

No sábado, 28 de outubro, a equipe da Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado (APASL) em parceria com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) deu iníciou ao programa Bate-papo Ambiental, no Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência, no município.

Na ocasião, foram apresentadas algumas das ações realizadas pelo Naturatins, em oito unidades de conservação administradas pelo órgão, entre elas, a APA Serra do Lajeado, APA Lago de Palmas, APA Jalapão, APA Ilha do Bananal Cantão, Parque Estadual do Lajeado, Parque Estadual do Cantão, Parque Estadual Jalapão e Monumento Natural de Árvores Fossilizadas do Tocantins.

A gestora da APASL, Camilla Oliveira Muniz, apresentou a importância do cerrado e de proteger os recursos naturais locais através de  alternativas para o desenvolvimento sustentável. “Paralelo ao diálogo de sensibilização da importância das nossas riquezas naturais, falamos também dos desafios que a unidade enfrenta, em relação ao desmatamento, queimadas, caça e pesca predatória”, destacou.

A diretora do Colégio, Ana Cristina Campos, comentou a respeito da parceria com a APASL. “É de suma importância encontro como estes, onde podemos estimular a mudança de atitude de cada estudante, quanto à preservação do meio ambiente, em defesa da vida e da biodiversidade”, avaliou.

Como parte da programação, os alunos ainda participaram de uma dinâmica com a técnica do Naturatins, Rutiléia Carvalho, além do bate-papo ambiental, para a sensibilização da comunidade escolar, quanto aos problemas ambientais e a importância na manutenção dos recursos naturais para a qualidade de vida da população.

Um novo encontro está previsto para o próximo dia 10 de novembro, às 19h, no colégio, para abordagem da nova legislação estadual de pesca e das restrições no período de Piracema. Outras escolas também serão visitadas no município de Lajeado, de Palmas, Aparecida do Rio Negro e Tocantínia, área de abrangência da APASL.