A gestão do plano de monitoramento de cargas perigosas no Tocantins inicia uma nova etapa

A gestão do plano de monitoramento de cargas perigosas no Tocantins inicia uma nova etapa

Na manhã desta quinta-feira, 20, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) recebeu representantes ambientais, para a apresentação dos produtos do Plano Estadual de Prevenção, Preparação e Respostas Rápidas a Emergências Ambientais com Produtos Perigosos (P2R2) do Estado.

A partir desse encontro o Naturatins manterá os procedimentos administrativos relacionados aos aspectos ambientais do trânsito de cargas perigosas, como combustível e outros produtos químicos, na BR-153 e em outros trechos de circulação no Estado, conforme previsto no plano e transfere à Defesa Civil, a responsabilidade de se deslocar para o atendimento e acompanhamento das ocorrências relacionadas ao trafego desse tipo de produto.

O vice-presidente do Naturatins, Edson Cabral, iniciou os pronunciamentos destacando a importância das parcerias. “Os órgãos estaduais e municipais passam por um momento de pensar formas de fazer. Nós precisamos mudar alguns conceitos e cultura na forma de fazer, pois a tecnologia nos traz uma visão mais ampla, e nos ajuda a fazer mais, melhor e com menos recursos.. E para um planejamento ser eficaz, eficiente, tem que se basear em um bom diagnóstico. Então essa é nossa tarefa, apresentar os resultados do que foi feito, para definirmos nossa participação”, pontuou.  

Cabral complementou, lembrando que há uma missão a ser cumprir. “A importância desse workshop é ampliar a integração, confirmar e intensificar a participação do Naturatins no que está previsto no projeto. O Instituo continuará as intermediações junto ao Ministério do Meio Ambiente, em busca de recursos para as demais etapas do plano e vai acompanhar de maneira segura os impactos ambientais decorrentes de acidentes no trafego de cargas perigosas”, resumiu.

A coordenadora de Emergência Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Miriam de Oliveira, reiterou a importância de trabalhar o tema e o apoio institucional. “É muito importante o apoio dos órgãos parceiros no desenvolvimento do P2R2, para que todas as instituições juntas, possam realizar o mapeamento de riscos, pertinentes nas diferentes estações do ano. Assim como a estrutura da Comissão de Avaliação que reúne todos esses dados para a análise das situações. Então esperamos que a continuidade dos trabalhos nos proporcione muitas oportunidades de estar buscando a eficiência na gestão desse assunto”, afirmou.

Representando a Defesa Civil, o tenente-coronel Peterson Queiroz, ressaltou a intenção da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. “A nossa intenção é dar continuidade as parcerias. Nós assumimos a presidência do plano, mas não pretendemos trabalhar sozinhos. Estamos muito felizes em receber mais essa missão, pois é a oportunidade de trabalharmos e aprofundarmos no melhoramento das informações, com a obtenção de dados de forma científica”, reiterou.

Durante a programação também acontece um workshop para capacitação de agentes que irão atuar no P2R2, será apresentada uma ferramenta de georeferenciamento, que trabalha com imagens de satélite e assinados termos de parcerias entre órgãos estaduais e federais.