Educação Ambiental do Naturatins leva oficina de Vigilante Ambiental Voluntário a mais duas comunidades indígenas

Oficina de Vigilante Ambiental do Naturatins na colônia de pescadores da aldeia Macauba, Lagoa da Confusão

Nesta terça-feira, 18, a equipe de Educação Ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) iniciou a última etapa de visitas às comunidades indígenas, para ministra a Oficina de Vigilante Ambiental Voluntário, em parceria com o Projeto de Pesca Artesanal da Embrapa Pesca e Aquicultura.

As comunidades visitadas estão localizadas ao longo da margem tocantinense do Rio Araguaia. Na aldeia Macaúba, localizada no município de Lagoa da Confusão, 29 indígenas da colônia de pescadores receberam a capacitação. A próxima visita será realizada, nesta quinta-feira, 20, na aldeia Fontoura, no município de Pium e ambas as comunidades são integrantes do povo Ynã, da etnia Karajá.

A educadora Ambiental do Naturatins, Nelma Mota, falou sobre o papel do vigilante ambiental. “Essas comunidades têm na pesca uma das bases do sustento de suas famílias. Então nesta oficina buscamos levar a sensibilização ambiental apresentando os benefícios da preservação do meio ambiente, em especial para a manutenção e reprodução das espécies de peixes da região. Também orientamos quanto a questão do lixo e do manejo do fogo”, destacou.

De acordo com o coordenador do Projeto e pesquisador da Embrapa, Adriano Physthon Silva, o objetivo do projeto é conhecer as tecnologias de captura, embarcações e técnicas de conservação do pescado a bordo, utilizada pelas comunidades pesqueiras. “Com esses dados, poderemos visualizar as prioridades dessa atividade e desenvolver um projeto-piloto de pesquisa para o desenvolvimento da pesca eficiente”, reiterou.

Projeto

O projeto Conhecimento e Adaptação Tecnológica para o Desenvolvimento Sustentável da Pesca Artesanal do Rio Araguaia de iniciativa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa – Pesca e Aquicultura), conta com o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai) para acesso as comunidades indígenas e também com a parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio).

Além da equipe do Naturatins, conta ainda com a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).