Filhotes de araras-canindé são encontrados em caixas de papelão na Capital

Filhotes de araras-canindé são encontrados em caixas de papelão na Capital

A Guarda Metropolitana de Palmas foi acionada por uma moradora da Capital, para resgatar dois filhotes de araras-canindé que, na última sexta-feira, 7, foram entregues aos cuidados do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). A senhora, de nome não divulgado, teria encontrado os filhotes presos em uma caixa de papelão, abandona em um dos pontos de ônibus da cidade.

A espécie de nome científico ara ararauna, também é conhecida como arara-de-barriga-amarela, arari, arara-amarela, araraí, canindé e considerada uma das mais conhecida representantes do gênero ara.

Há registros na literatura que o período de reprodução desse tipo de animal se estende entre os meses de agosto a janeiro, época em que aumenta o registro de ações típicas do tráfico de animais.

De acordo com a bióloga da Supervisão de Fauna do Naturatins, Luciana Costa, em muitas ocasiões populares se aventuram a criar a espécie e ao perceber o grau de dificuldade acabam desistindo. “Apesar de ser crime ambiental possuir animais silvestres sem uma licença, essa é uma ave muito atraente por sua beleza. Porém, o cidadão só desiste quando percebe que não é fácil de ser criada, pois além de ser necessário possuir um o animal licenciado com origem de criatórios legais, é uma espécie muito barulhenta, que exige uma alimentação especial, muitos cuidados e atenção até atingir uma idade adulta, além de bastante espaço”, esclareceu.

Os filhotes foram recebidos pela médica-veterinária e supervisora de Fauna do Naturatins, Grasiela Pacheco, após exames preliminares, aparentemente não apresentavam alterações de saúde, além da necessidade de se alimentarem e serem reidratados. Ambos estão em estado de observação e devem ser encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Araguaína, onde poderão ser acolhidos por outros bandos em reabilitação.    

O Naturatins disponibiliza o canal Linha Verde, por meio do telefone 0800 63 1155, para que qualquer cidadão solicite o resgate de animais silvestres, a ligação é gratuita. A entrega voluntária não incide em multa ou penalidade, mas se a pessoa for pega em flagrante sem a devida licença, a multa pode variar entre R$ 500 a R$ 5mil reais, com a condução do infrator a uma unidade de polícia para registro e o recolhimento do animal.

A orientação do Instituto à população é que evite retirar o animal de seu habitat natural e caso verifique a queda de uma árvore onde houver um ninho, chamar a equipe técnica ambiental para o resgate é a atitude mais recomendada. Esse animal possui um bico forte, afiado, não é dócil e animais adultos podem tentar naturalmente se proteger.