Experiência costa-riquenha em gestão de UCs é apresentada na Semades

DSC02113.jpg

Após participarem do XXXIV Curso Internacional de Áreas Protegidas e Corredores Biológicos, realizado na Costa Rica, as servidoras da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), Angélica Beatriz e Cristiane Peres, contaram aos colegas, na tarde desta sexta-feira, 19, o modo como os costa-riquenhos lidam com as Unidades de Conservação (UCs) situadas no país.

Com carga horária de 192 horas/aula, o curso aconteceu no Centro Agronômico Tropical de Investigação e Ensino (CATIE), dedicado a pesquisa e pós-graduação em agricultura, manejo, conservação e uso sustentável dos recursos naturais. Presentes na qualificação, participantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador e Peru tiveram a oportunidade de conhecer, dentre outras coisas, o Marketing da Biodiversidade, que tem gerado recursos e demonstrado que investir na conservação ambiental pode ser rentável.

Além do turismo de aventura e da exploração sustentável da natureza do lugar, um ponto que chamou a atenção das servidoras foi o envolvimento da comunidade e do setor empresarial nas questões que dizem respeito aos Parques Nacionais e Reservas de Proteção Ambiental. “Eles já incorporaram a necessidade de destinar recursos financeiros para a criação e manutenção das UCs. Quando você compra um carro novo ou consome uma bebida alcoólica, parte do valor vai para o Sistema Nacional de Áreas de Conservação”, pontuou a bióloga Angélica Beatriz.

Costa Rica

País da América Central cinco vezes menor que o Tocantins, com extensão territorial de 51.100 km². Atualmente, o país possui 11 Áreas de Conservação e 169 Áreas Protegidas, o que representa 34% do território costa-riquenho.