Técnicos apontam o sistema Gesto como facilitador do gerenciamento

Gestores e técnicos avaliam treinamento no Sistema Gesto

Após o término do treinamento no Gesto - Sistema de Gestão de Unidade de Conservação do Tocantins, nesta sexta-feira, 18, realizado na sede da Semades – Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, gestores e equipe técnica participante consideraram o Sistema, uma ferramenta facilitadora para o gerenciamento das UC – Unidades de Conservação e às apresentações do Plano de Manejo e do Plano Operativo Anual – POA e das questões que envolvem o zoneamento e implementação de programas, como apropriadas para o momento.

Já tendo participado do 1° Nivelamento, o assistente de pesquisas do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, biólogo Carlos Nunes, destacou o compartilhamento técnico de experiências. “É importante para nós técnicos e gestores termos a oportunidade de compartilharmos experiências e os experimentos internacionais apresentados pela Marli, trouxe muita coisa nova, que poderá contribuir com o trabalho em nossas unidades”, destacou Carlos.

Compartilhando da mesma impressão, o gerente da APA – Área de Preservação Ambiental da Ilha do Bananal no Cantão e engenheiro Agrônomo da CUC – Coordenação de Unidades de Conservação do Naturatins, Waldomiro Bohatch, complementou. “Além de o Sistema ser uma ferramenta de gestão, também irá contribuir na divulgação das unidades de conservação. E a apresentação do Plano de Manejo vai nos auxiliar na sua implementação dentro das unidades, de forma mais regular”, pontuou o Engenheiro.

Para o representante do Monumento Natural das Árvores Fossilizadas no município de Filadélfia, Vicente Faustino, esse 2° Nivelamento irá melhorar bastante a atuação dos novos gerentes. “Nesse nivelamento os novos gerentes, puderam conhecer essa ferramenta trabalho, que nos dá transparência e facilita o desempenho das ações realizadas no interior. Porém, todos os momentos foram interessantes, uma vez que as apresentações dos Planos e do próprio Sistema irão facilitar o treinamento prático, devido a riqueza de detalhes de cada palestra”, enfatizou Vicente.

De acordo com uma das representantes da APA das Nascentes de Araguaína, Silésia Parente, o treinamento abriu um leque de informações essenciais à gestão das unidades. “A nossa visão em relação ao gerenciamento de unidades de conservação mudou completamente. Foi muito enriquecedor, principalmente a palestra que mostrou as experiências nas unidades no Estados Unidos e a apresentação da ferramenta Gesto”, resumiu Silésia.

A coordenadora de Unidades de Conservação da Semades, Cristiane Peres, afirmou que os instrumentos apresentados são ferramentas auxiliadoras da gestão. “Com esse treinamento os participantes puderam observar que todas as atividades desenvolvidas estão de acordo com esse planejamento e funcionará em harmonia com o Gesto”, esclareceu a Coordenadora.

Fazendo um balanço dos três dias de encontro, a diretora geral do Meio Ambiente e Florestas da Semades, Marli Santos, declarou que “o nivelamento cumpriu o seu papel motivador, mostrando para os gestores os desafios de gerir uma unidade de conservação no Tocantins, bem como em outros Estados e apresentou alternativas para melhoria do trabalho no dia à dia da unidade”. Na avaliação da Diretora, “o treinamento precisa ser constante, com encontros anuais, pois é uma oportunidade de corrigir os rumos”. E Marli Santos, adiantou que como resultado do nivelamento desse ano, será inclusa uma atividade no GEF – Cerrado Sustentável. “Buscaremos a contratação de um especialista para ajudá-los a criar um plano de negócios e um plano de trabalho, com base nos custos reais da gestão da unidade, levando em consideração os repasses de medidas compensatórias ou  de orçamento público”, antecipou a Diretora Geral.

Nesse último dia do treinamento, a equipe organizadora do evento realizou o cadastramento de novos usuários do Gesto e o agendamento das aulas práticas. Em seguida, um dos representantes do Instituo Cooperar/Jica (Japan International Cooperation Agency), James Possapp, colaborou com uma breve apresentação dos estudos preliminares para a criação do Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono, no município de São Félix. E finalizando o evento, a diretora geral de Meio Ambiente e Florestas da Semades, Marli Santos, apresentou experiências de gestão em unidades de conservação com base no planejamento e na interação com o entorno humano, encerrando com a entrega das certificações para os participantes do Nivelamento 2011, presentes nesse encontro e a avaliação do encontro realizada por todos.