Monumento Natural das Árvores Fossilizadas elege membros do Conselho

O Conselho Consultivo do Monumento Natural das Árvores Fossilizadas está composto por 17 instituições.

O Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, por meio da gerência do Monumento Natural das Árvores Fossilizadas, Unidade de Conservação de Proteção Integral do Estado, realizou na última sexta-feira, 9, reunião para tratar da criação, composição, posse dos conselheiros e aprovação do Regimento Interno do Conselho Consultivo da Unidade. O encontro aconteceu em Bielândia, no município de Filadélfia.

Na ocasião, Vicente Faustino, responsável pela gestão da unidade, presidiu a reunião e fez um breve relato com esclarecimentos acerca dos objetivos, legislação, definição e função dos Conselhos de Unidades de Conservação para a preservação desses bens públicos.

Ao falar sobre a importância do monumento, o gestor lembrou o papel do Conselho na proteção da fauna e flora desse patrimônio natural, considerado como a maior floresta petrificada do mundo. Faustino ressaltou ainda o valor social da Unidade para a comunidade de Bielândia, acrescentando que “o Conselho tem como foco principal a gestão participativa, em que a própria comunidade irá indicar as prioridades e legitimar as ações dentro da Unidade”.

Na oportunidade o prefeito municipal de Filadélfia, Edenilson da Silva e Sousa, colocou-se à disposição de todos os conselheiros e enfatizou a importância da criação do Conselho para manter a continuidade do desenvolvimento econômico da região e preservação do Monumento.

Ainda no encontro, Faustino e Yara Lúcia Lima, técnica da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, colocaram em discussão a minuta do Regimento Interno do Conselho, elaborado com base no Regimento do Conselho Consultivo do Monumento Natural Estadual Peter Lund, localizado no estado de Minas Gerais. Ao final dos trabalhos, o Regimento do Conselho Consultivo do Monumento Natural das Árvores Fossilizadas foi aprovado por unanimidade.

Conselho Consultivo

Previsto pela Lei 9.985 de 2000, que estabelece o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, o Conselho tem por finalidade a gestão participativa, ou seja, fortalecer a gestão das unidades nas discussões e tomadas de decisões para o manejo das Áreas Protegidas.

O Conselho Consultivo do Monumento Natural das Árvores Fossilizadas está composto por 17 instituições, com representantes do Governo Federal, Estadual e Municipal, Prefeituras, Organização Não Governamental, Associações e Iniciativa Privada.

Entre as instituições eleitas para compor o Conselho estão os representantes do Naturatins, o gerente Vicente Faustino, que assume a presidência; da Secretaria Estadual das Cidades e Desenvolvimento Urbano, o técnico Alcy Batista Matos, como vice-presidente; e da Adapec/ Araguaina - Agência de Defesa Agropecuária, para assumir o cargo de secretário executivo, Maurício Luiz Diamantino.