Governo e TNC lançam Sistema de Gestão de Unidades de Conservação em Palmas

Logo TNC Port.jpg

Visando facilitar a gestão administrativa e o acesso público às informações sobre as áreas protegidas do Estado, o Governo e a The Nature Conservancy (TNC), lançam nesta terça-feira, 7, em Palmas, o Sistema de Gestão de Unidades de Conservação do Tocantins (Gesto). O evento acontecerá às 9h, durante a abertura oficial da 17ª Semana do Meio Ambiente, no auditório da Associação Tocantinense de Municípios - ATM.

O secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), Divaldo Rezende, adiantou que o Gesto é uma ferramenta que dará maior publicidade e transparência ao dia-a-dia das Unidades de Conservação (UCs). “Vamos beneficiar tanto o público interessado em saber mais sobre as nossas áreas conservadas, quanto os gestores, que terão no Gesto mais uma ferramenta para administrar as unidades de conservação”, afirmou.

O Sistema, único na América Latina a gerenciar unidades de conservação desde sua criação até a parte administrativa, foi apresentado em São Paulo, no dia 17 de maio, para um público seleto de investidores e organizações ambientais. Na ocasião, Eiiti Kurokawa, gerente de operações da Nippon Koei LacCo., empresa especializada em consultorias ambientais, disse que o Gesto é um importante instrumento para obtenção de informações a respeito das unidades de conservação. “Muitas vezes estamos trabalhando em projetos que exigem informações sobre uma determinada unidade e isso não está facilmente acessível. Esse sistema parece que pode mudar essa situação”, revelou.

As comemorações da 17ª Semana do Meio Ambiente será realizada de 6 a 10 de junho, em Palmas e diversos municípios, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, festejado em 5 de junho. Com o slogan “Cuidar da biodiversidade: um gesto que pode mudar o mundo”, a Semades e mais 23 instituições investem em bltiz educativas, palestras, oficinas, peças teatrais, filmes, caminhada ecológica e outras atividades para estimular as pessoas a cuidarem melhor do meio ambiente.

Acesse a programação completa da 17ª Semana do Meio Ambiente, através do link: http://semades.to.gov.br/conteudo/downloads/10 Saiba mais sobre o Gesto, acessando o site: http://www.gesto.to.gov.br/